|
26/03/2010 às 00:18:59
Campinas - SP
|
Lívio, excelente pergunta, muito pertinente. Vamos lá!
Sim, seu raciocínio está absolutamente correto. Em finanças existe um conceito chamado de valor patrimonial por ação de uma empresa (VPA), que nada mais é que seu patrimônio líquido (Ativos - Passivos) dividido pelo número de ações de tal companhia. Em teoria, ao fazer essa conta, chega-se ao valor de uma ação.
O detalhe é que esse valor representa o passado e o presente, mas o mercado precifica as expectativas futuras da empresa. Se os passivos aumentarem, então aquele primeiro valor encontrado já não será mais o mesmo. Se os ativos aumentarem, ele também não será mais o mesmo.
Durante a crise foi possível encontrar diversas ações sendo vendidas abaixo do VPA da companhia. É como comprar uma nota de R$1 por, digamos, R$0,50. Quem não quer?
Mas, por que o mercado apresentou essas "oportunidades"? Aqui entram em questão todas as outras variáveis fundamentalistas. Por isso, se basear apenas no VPA pode ser, e é, muito arriscado. O ideal é avaliar conjuntamente outros critérios e indicadores.
O investidor que soube analisar esses outros indicadores e percebeu que, apesar da crise, as expectativas para tais companhias ainda eram bastante promissoras, conseguiu comprar ações baratas.
Por outro lado, investidores que compraram ações só porque estavam abaixo do VPA e as expectativas futuras dessas companhias eram ruins, acabaram por comprar ações "caras", por mais baratas que elas poderiam parecer à época.
Em breve teremos uma área destinada a estudos fundamentalistas aqui no site, com artigos específicos sobre essas e outras dúvidas comuns. Por hora, sugiro o site www.fundamentus.com.br que contém ótimas informações.
O Valuation de uma empresa passa por esses indicadores, mas o mercado é dinâmico e precisamos analisar as empresas com muito cuidado, além de não nos prendermos a fórmulas mágicas. Espero que esse conceito tenha ficado claro. Não basta se basear apenas no VPA na tomada de decisão de qualquer investimento, ok? Abraço e aguarde novidades aqui no site!
Avalie este comentário:
|
|
(3 votos)
|