O que é Free Float?
17.11.2009
-
Free Float,
Governança Corporativa
Um dos principais critérios para o bom funcionamento dos mercados é a liquidez das ações componentes desse mercado, ou seja, a facilidade com que se consegue negociar tais ações, livremente em bolsa de valores.
As ações de uma companhia podem estar distribuídas entre vários acionistas, tanto controladores quanto minoritários.
Free float é a quantidade percentual de ações livres à negociação no mercado. São aquelas ações que não pertencem a acionistas estratégicos, como: controladores e diretores da companhia e acionistas que detenham mais de 5% do capital total da empresa. Também se excluem do free float as ações com restrições (que não podem ser negociadas) e aquelas em tesouraria.
Na prática, quanto maior o free float de uma companhia, maior sua liquidez no mercado e maior a facilidade com que os investidores minoritários podem adquirir e vender livremente suas ações. Isso é particularmente importante para o pequeno investidor no caso de empresas menores, que possuem muitas ações em poder de poucos acionistas estratégicos. Esse tipo de concentração não é interessante para o acionista minoritário.
As companhias listadas no Novo Mercado e nos Níveis 1 e 2 da BM&FBovespa, precisam, obrigatoriamente, apresentar um free float de, no mínino, 25% de suas ações em livre circulação para negociação no mercado.
Para verificar o percentual de free float de uma companhia, visite o site da BM&FBovespa ou o próprio site da companhia.
Para comentar é necessário se cadastrar
Ainda não é cadastrado?
Clique
aqui e faça seu cadastro gratuitamente.