Fechamento do dia 07/05/2010 - Ibovespa, PETR4, VALE5
|
07/05/2010 às 17:56:53
Campinas - SP
|
|
Tag:
Análise Técnica
|
Mercados seguem tensos após um dia bastante atípico ontem. DJ caiu -1,35% e Ibovespa -0,86%.
Ibovespa: O cenário está bastante ruim, e vem piorando dia após dia. Suporte imediato na região dos 61k e só ensaia uma melhora acima dos 64.500 pontos. Pra espantar o perigo de vez só acima dos 68k. Chances de repique são nítidas, mas estamos em clara tendência de baixa, que só será revertida com a formação de novos topos e fundos ascendentes e o rompimento da LTB iniciada no começo de Abril. Por enquanto mercado segue completamente vendido. Vem tentando fazer fundo, mas sem sucesso. Seguem válidas operações de vendas com toques e topos na LTB, sendo o mais correto aguardar confirmação desses topos. No semanal testou a região de um M (topo duplo) que joga em 54.500 pontos caso seja confirmado seu rompimento. Ter fechado acima desse eixo foi o único sinal positivo (ou menos ruim) da semana. Vale lembrar que os volumes na queda foram altíssimos e que o mercado e alguns papéis trabalham abaixo de suas MM200.
PETR4: Segue na queda com candles de sombras grandes, num claro sinal de instabilidade e nervosismo. Os pregões tem sido muito voláteis. Antigo suporte na região de 28 e pra melhorar precisa voltar a trabalhar acima dos 30,50 e depois dos 33. Tá difícil.
VALE5: Essa está menos pior, mas também com candles "nervosos" e tentando algum fundo. Suporte na mínima do candle de ontem na região da MM200 e resistência na região de 45.
Mercado está bastante nervoso com notícias sobre a Grécia e sobre possíveis problemas com outros países da Europa. Não é hora de ter pressa, nem pra sair nem pra entrar. Se você está dentro da bolsa o que pode fazer é tentar algumas operações de venda ou hedge para diminuir o prejuízo ou tentar "travar" a carteira. Se você é daqueles que faz compras mensalmente é hora de balancear seu portfolio e talvez fazer uma reserva fora da bolsa e aguardar uma melhora. Se você está fora e quer entrar, aguarde mais um pouco.
Crises geram ótimas oportunidades, mas não precisa ter pressa!