Fechamento do dia 10/05/2010 - Ibovespa, PETR4, VALE5
|
10/05/2010 às 18:17:02
Campinas - SP
|
|
Tag:
Análise Técnica
|
Dia de forte recuperação nos mercados com repique de alta após anúncio de apoio Europeu para Grécia. Dow Jones fechou com forte alta, assim como diversas bolsas pelo mundo, todas com fortes altas.
Ibovespa: Parou no eixo do M do semanal e voltou com bastante força, fechando com valorização de 4,11%. Apesar do dia bastante positivo, ainda não teve forças de romper a LTB, fato que pode acontecer amanhã. Ainda temos uma tendência de baixa bem definida, que só será revertida com rompimento de LTB e formação de novos topos e fundos ascendentes. Temos fundo confirmado e bastante longo, que leva a acreditar em novo fundo superior. Stops ficaram longos e relação risco vs. retorno ficou ruim. Caso a LTB não seja rompida e mercado plote candle de topo nessa região, vale nova venda confirmando repique. Operações compradas apenas com melhoras de sinais e consolidação de novos surportes. Ibovespa só melhora mesmo acima dos 68k, mas se firmar 66k como zona de suporte mostra consistência. Suportes nas mínimas dos candles anteriores na região dos 61k.
PETR4: Apesar do dia positivo, foi uma das ações que menos andou e decepcionou seus investidores. Notícias sobre suas dívidas e a real necessidade de capitalização o quanto antes vem afetando o papel já há algum tempo. Suporte bastante forte em 28,30 e resistência imediata em 30,50 e depois na MM21. Também não conseguiu romper sua LTB e segue em tendência de baixa com terciária de alta.
VALE5: Fechou em forte alta e deixou um grande gap para trás. Também não conseguiu romper sua LTB, apesar da grande melhora. Fechou em região de suporte anterior e seu próximo objetivo é na casa dos 48, perto de sua MM21. Gap serve de suporte imediato e se mercado mostrar recuperação pode não ser fechado tão cedo.
De modo geral mercado mostrou grande melhora hoje, mas ainda não conseguiu romper as várias LTBs deixadas durante a queda. Esse fato aliado aos gaps abertos hoje gera cautela por parte dos comprados, que devem aguardar confirmação desses rompimentos e novas zonas de suporte. Volatilidade segue alta e novas quedas podem acontecer para consolidar nova zona de suporte. Mercado ainda segue em tendência de baixa, que só será revertida com rompimento das LTBs e novos topos e fundos ascendentes, mesmo apesar de toda essa melhora. Cautela segue valendo!