Fechamento do dia 13/05/2010 - Ibovespa, PETR4, VALE5
|
13/05/2010 às 17:58:23
Campinas - SP
|
|
Tag:
Análise Técnica
|
Embora as bolsas européias tenham fechado bem, o mercado aqui e nos EUA fechou em queda. Dow Jones caiu -1,05%, mas não fez nova mínima e registrou nova máxima.
Ibovespa: Volume foi fraco hoje. Mercado abriu ensaiando o rompimento da LTB, mas fechou abaixo. Ainda não foi dessa vez. Registrou nova máxima sem nova mínima, fato ligeiramente positivo. Precisa romper a LTB e tentar se manter acima dos 66k para alguma melhora, mas só volta a melhorar bem acima dos 68k. Suporte imediato em 64.400 e depois em 61k. Enquanto isso segue valendo a tendência de queda com oportunidades de venda em todo toque da LTB. É verdade que essa venda está difícil, pois durante o dia temos visto muita indefinição e volatilidade, portanto cautela segue valendo. Mercado anda stopando tanto comprados quanto vendidos.
PETR4: A notícia de ontem a noite fez ela andar, mas não foi suficiente para fechar melhor. Durante o pregão chegou a mostrar boa valorização mas fechou em alta de apenas +0,33%. Segue com suportes em 29,60, 29,10 e principal em 28,30, resistências em 30,50, 31,10 e depois na MM21. A resistência nos 31,10 merece atenção, pois papel tem ensaiado um pivot de alta com fundo superior que rompe nesse ponto. Se rompido joga em 32,80. Seria um cenário bem otimista, mas papel ainda tem sérias dificuldades até chegar lá. Tendência segue de baixa.
VALE5: Mais uma vez respeitou sua LTB só que hoje veio fechar o gap por completo, que gera certo alívio mesmo apesar da queda. Suporte em 42,85 e depois 40,50 e resistências em 45,85 e 47,85. Se fizer novo fundo e romper resistência nos 45,85 também configura pivot de alta.
Mercados seguem vendidos, mas com fundos anteriores bem longe, o que gera a possibilidade real de novo fundo superior e depois a briga vai ser nos topos anteriores, que se rompidos formarão novos pivots de alta. A proximidade com a LTB e a volta ao normal dos mercados sugere um leve viés altista para os próximos pregões. Cenário ainda segue perigoso com notícias sobre europa, mas aqui no Brasil e EUA as notícias tem sido mais "tranquilas". Hoje o Índice ensaiou um rompimento da LTB, pequeno é verdade, mas pode definir melhor nos próximos pregões. Vamos aguardar, pois o mercado é soberano!
|
13/05/2010 às 18:04:04
Campinas - SP
|
|
|
Só pra completar, estou levemente otimista (levemente mesmo), pois os fundos do pânico ficaram muito longe. Se por acaso mercado voltar lá e perder, espero o índice nos 55k, mas esse seria o pior cenário possível. Por enquanto mercado está completamente vendido, mas a proximidade com a LTB gera a possibilidade de seu rompimento. Só vale lembrar que essa LTB está "osso duro de roer". Vamos ver o que acontecerá! Abraços.