Fechamento do dia 10/06/2010 - Ibovespa, Dow Jones, PETR4, VALE5
|
10/06/2010 às 19:45:40
Campinas - SP
|
|
Tag:
Análise Técnica
|
Mercado dando finta mais uma vez. Ontem deixou candle feio e hoje explodiu pra cima. O Dow Jones rompeu duas resistências e foi fechar lá em cima, cravado na MM21. Agora temos a resistência nos 10.250/300 que é a mais importante. Suporte segue sendo lá em baixo, nas mínimas perto de 9.760. Essa zona está se mostrando uma grande e ampla zona de congestão, pois não temos nem topos nem fundos em diferentes níveis que caracterizem uma reversão de tendência bem definida por meio de topos e fundos ascendentes ou descendentes. O rompimento, quando vier, será ou acima dos 10.300 ou abaixo dos 9.760, mas hoje melhorou o cenário altista de curto prazo.
Ibovespa: Também bombou com notícia do PIB japonês, as mineradoras na europa e as notícias de Petrobras. Ainda não conseguiu romper os 63.200, mas o fechamento acima dos 63k pontos foi bastante positivo. Caso rompa, configura um belo pivot de alta após uma curta correção, fato que deve gerar um movimento mais forte pra cima se o rompimento realmente ocorrer. Lembrem-se que correções curtas seguidas de rompimentos costumam impulsionar os preços com velocidade. Suporte segue nos 61k pontos.
PETR4: Não veio testar a MM21, pelo contrário, não fez nem nova mínima nem nova máxima. Está um pouco esticada, mas como sofreu muito nas últimas semanas pode continuar subindo caso o Ibovespa realmente rompa o pivot de alta que está na iminência de acontecer. Suporte na MM21 que está bem "flat".
VALE5: Vem deixando candle feio e subindo devagar desde que fez o fundo do possível pivot após correção importante de Fibonacci nos 61,8%. Suporte em 39,60 e resistência em 43,20. Ao contrário da Petrobras, sua MM21 ainda está inclinada para baixo, mas o fechamento acima dela foi positivo.
Quem disse que seria fácil uma reversão? Estamos na iminência de uma possível reversão, mas mercado vem fintando e atrapalhando comprados e vendidos. O pivot de alta voltou a ser uma possibilidade forte no cenário, fato que estamos chamando atenção há algumas semanas.
O rompimento das LTBs nas semanas passadas que chamamos atenção foi muito importante, pois a maioria delas era bastante forte e seu rompimento caracterizaria uma vontade do mercado em voltar a subir. A subida não vem sendo fácil, mas está acontecendo. Em breve poderemos ver novos topos e fundos ascendentes.
Chamo atenção para o nível do IFR no Dow Jones. Hoje fechou em cima dele nos 9 períodos e se aproxima dele nos 14 períodos. Caso o Dow Jones consiga romper e se firmar acima do nível de 50 deveremos ver novos e importantes movimentos altistas. Abraços e bons negócios!